A grande moda dos PT’s

Em Artigos de Opinião, Saúde - Artigos de Opinião por AdminComentários de 0

Tornou-se cada vez mais frequente, por parte da população em geral, a procura de ginásios, clubes de saúde, estúdios de exercício físico e academias numa perspetiva de saúde, social, competitiva, estética ou até mesmo de moda. E por falar em moda, eis que nos deparamos com um número infinito de ofertas dentro do mundo fitness, sendo o treino personalizado (PT) uma das ofertas válidas e conscientes.

Naturalmente o serviço de PT terá um conjunto de vantagens na concretização dos objetivos, no risco de lesões, na motivação, na constante avaliação de indicadores, etc., tudo isto porque se pressupões que o treinador pessoal tenha formação académica superior na área de desporto ou similar, que lhe confere um conjunto de conhecimentos científicos importantes e fulcrais para o desenvolvimento de uma reflexão crítica de modo a ser capaz de planear, meticulosamente, um treino, tendo em conta uma panóplia de fatores relacionados com as ciências do desporto.

Bem… isto afinal dá trabalho e perde-se muito tempo. Não basta aquela formação de fim-se-semana, saber vender, ter um corpo fit e mandar uns berros?! Melhor, não basta eu já ter treinado e ver uns vídeos?!

Pois, talvez, para as entidades reguladoras, baste. Aproveito para dizer que estou disponível para consultas médicas, sim, consultas médicas porque tenho o curso de primeiros socorros. O que ainda me vai confortando é que a consciencialização pública acerca desta matéria é cada vez mais evidente.

Tomem isto apenas como um desabafo de alguém que defende a sua profissão e permitam-me que lhes diga… “CADA MACACO NO SEU GALHO”.


Cumprimentos desportivos.
André Santiago

Deixe um Comentário