Correr com cons(CIÊNCIA) está na moda?

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Sabia que o padrão de locomoção é o último estágio de desenvolvimento neuro-motor do ser humano? Correr é um padrão extremamente complexo dependente de uma maturação devida de estágios neuro-motores anteriores que serão os alicerces do movimento humano. Sabia que o Michael Jordan só começou a andar aos 15 meses e teve um desenvolvimento neural eficiente e que esta peculiaridade no inicio da infância tenha contribuído para o sucesso da sua carreira desportiva? Sabia que a maioria das pessoas não está preparada para correr, e encontram-se repletas de disfunções e completamente descondicionadas em termos de qualidades motoras? A analogia de um carro ferrugento, parado há imenso tempo, com travões desafinados e direção desalinhada, e de um momento para outro pretende fazer corridas de velocidade e viagens longas, sentia-se seguro? Sabia que a corrida requer uma técnica exigente e construída por diferentes fases, aceleração, velocidade absoluta e que cada uma destas fases requerem componentes técnicas específicas? Sabia que se não tiver um padrão eficiente de corrida existirão compensações e o seu corpo irá sofrer alterações comprometendo estruturas articulares especialmente tornozelos, joelhos, ancas e coluna, bem como lesões dos tecidos. Sabia ainda que correr não é assim tão eficiente no processo de emagrecimento e que existem estratégias muito mais interessantes para esse efeito?

Ora bem, estamos confusos, vamos lá. Se o seu objetivo é perder peso, tem de criar um défice calórico, tem que gastar mais calorias do que aquelas que consome. Assim a prioridade deve ser a sua alimentação, pois é o pilar mais importante para quem pretende perder massa gorda. Se ainda faz exercício para “queimar calorias”, ainda não percebeu a finalidade de um programa de treino e da importância que o movimento tem na sua vida. O menos importante do exercício físico é queimar calorias!

Uma abordagem eficiente passará por concentrar-se na perda de gordura corporal, enquanto promove o aumento de massa muscular, através de um programa de treino físico adequado, desenhado em prole do desenvolvimento dos sistemas de energia, da força muscular, da amplitude articular, agilidade, velocidade, capacidade de trabalho, e na melhoria do perfil hormonal.

Podemos trabalhar o padrão de corrida e ter uma sequência lógica e pedagógica de aprendizagem, com movimentos robustos, com amplitudes articulares e forças devidamente direccionadas e alinhadas com os nossos objectivos,

É urgente dar lugar a uma nova mentalidade no que diz respeito à importância de treinar melhor as competências que vamos precisar ao longo das nossas vidas. Corra mas corra com a orientação de um profissional competente e especializado na área do exercício. Não brinque com coisas sérias. O seu corpo exige e merece muito mais!

Ricardo Silvestre
Performance Specialist & Certified Personal Trainer