Estratégias para um sono de qualidade

Em Artigos de Opinião, Saúde - Artigos de Opinião por AdminComentários de 0

Dando continuidade à leitura do mês de Setembro, onde abordamos a importância do sono, seguem-se algumas estratégias para aprimorar a qualidade de sono e enfatizar a sua importância, numa altura crucial onde entramos no “Modo Outono”, onde a luz começa a escassear e o nosso corpo “abranda”, quer psicologicamente, fisiologicamente, hormonalmente, etc. Prepare-se para a estação e mude comportamentos nesta fase do ano, molde-se no tempo e ajuste-se ao meio ambiente, e mais importante : apreenda a RESPEITAR O SEU CORPO.

A base para o sono excelente é a consistência, deve dormir entre sete e nove horas de sono por noite durante o mesmo período de tempo. Defina um lembrança para dormir, defina prioridades e defina as suas tarefas diárias de modo a obter todos os seus ciclos de sono, de 5×90 minutos (Sono leve,
REM e Sono profundo), todos são importantes e indispensáveis à sua saúde.

Durma com o quarto completamente escuro, mantenha o quarto com uma temperatura fresca e agradável. Diminua o seu “termostato” antes de ir para a cama. Temperaturas mais frescas ajudam a dormir mais tempo e mais profundamente.

Em seguida, siga um ritual de sono: desligue para relaxar. Não durma com luzes ligadas e remova todos os dispositivos electrónicos (telefone, televisão, computadores, tablets) do seu quarto e verifique como o seu sono melhora.

A electrónica mantém o seu cérebro ocupado e inibem a produção de melatonina que o impede de ter sono. Adopte um ritual de se deitar. Trinta minutos antes da hora de dormir, pratique alguns rituais calmantes que o ajudarão a  relaxar e a preparar para “desligar”: beba um pouco de chá, alongue, medite ou leia uma breve história inspiradora (sem ler as novidades antes da hora de dormir).

Respire aromas calmantes, ajudam a relaxar o cérebro e o ajudam a ter um sono mais profundo. Tome um banho de água quente e sinta a água no seu corpo com atenção. Desfrute e relaxe do momento
presente. Depois de algumas semanas, tornar-se-á hábito e adormecerá mais rápido. Concentre-se sempre em algo positivo. A negatividade pode arrastá-lo para baixo e colocar um amortecedor no seu dia.

Se tem pensamentos negativos, pense em três coisas positivas que aconteceram consigo nesse
dia. À medida que se concentra nos eventos positivos, os seus pensamentos começarão a mudar. Reveja os aspectos positivos do seu dia de desempenho. Visualize os benefícios de viver a sua vida, e agradeça o momento e todas as experiências vivenciadas. Procure um sono de qualidade e embale com um sentimento extremamente apaziaguador, confortando os seus sonhos.

“Não existe um potenciador de desempenho mais poderoso que o SONO.”

Ricardo Silvestre
Performance Specialist & Certified Personal Trainer

Deixe um Comentário