Falácia desportiva

In Artigos de Opinião, Destaque, Futebol by RedaçãoDeixe um comentário

O Santa Clara foi levemente penalizado pelo Conselho de Disciplina da FPF no caso do seu treinador principal não ter habilitações para o ser oficialmente. Outro caso está pendente: a não utilização de jogadores sub23 pela equipa açoriana conforme estipulam os regulamentos. Os jogos devem ganhar-se dentro do campo mas no respeito integral pelos regulamentos em vigor. Quando assim não é conclui-se que os regulamentos não são para cumprir e que o crime compensa. Pode-se não concordar com a legislação, com os regulamentos ou outros atos legislativos mas temos de os cumprir. A verdade é que o Santa Clara conquistou o direito de jogar na 1.ª liga marcado por irregularidades.

Falar em verdade desportiva é uma falácia.

O Sport Clube de Caldas foi fortemente penalizado pelo Conselho de Disciplina da FPF por permitir que os seus adeptos se sentassem nas escadarias das bancadas no jogo da meia final da Taça de Portugal com o Desportivo das Aves. A festa, bonita, do futebol saiu cara ao clube caldense.  Uns são filhos, outros enteados. Para o cidadão comum não é entendível esta «justiça».

É impossível ficar indiferente aos acontecimentos na Academia do Sporting, em Alcochete. Não precisamos, sequer, de gostar de desporto para nos arrepiarmos e tememos pelo caminho que a sociedade está a seguir. Sim, a sociedade, porque estes acontecimentos ultrapassam e muito o âmbito desportivo. A violência que o desporto gera não vem de agora. Já morreram pessoas nos estádios. No redor deles. Infelizmente são já muitos os casos em que todos os agentes desportivos são vítimas e vilões. Sim, porque esta história não tem inocentes. O desporto deixou de ser uma paixão. Deixou-se de acreditar na verdade desportiva e no que se tornou esta “porcaria” toda.

Uma instituição com 112 anos desmorona-se perante tanta falta de formação pessoal e social.

Os clubes estão falidos. Os estádios vazios. Mas cria-se uma nova competição profissional: sub23. Pobres mas, sempre, com mentalidade de ricos.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.