Movimento – O propósito do cérebro humano

Em Artigos de Opinião, Saúde - Artigos de Opinião por AdminComentários de 0

Sabia que o movimento é a função mais importante do cérebro? E a única razão de termos um cérebro é a de produzirmos movimentos adaptáveis e complexos. Não há outra razão para termos um cérebro, que vem evoluindo para o movimento refinado e complexo. Repare nas manobras complexas que o corpo humano realiza num bailado, numa manobra de surf, nos braços velozes e devidamente coordenados de um malabarista, na velocidade estonteante de um velocista, nos dedos da mão esquerda e os da direita de um pianista com tarefas bem distintas, nos movimentos minuciosos de um cirurgião e na preciosidade de um relojoeiro.

Saiba ainda que o seu o corpo comunica e transmite as suas sensações e emoções, traduz se está a sentir-se confiante ou inseguro. Repare nos movimentos de um empreendedor confiante, repare como são subtis e lentos todos os seus gestos, a cabeça e o queixo erguidos. Repare agora nos movimento de uma pessoa insegura, descoordenados e muito rápidos, que nem os consegue controlar, a sua cabeça baixa, parece que vai a “fugir” do Mundo.

Agora pense : como é que há pessoas que não cuidam dos seus movimentos, que não os aprimoram, e algumas nem sequer se movimentam deliberadamente? Como é que isto é possível? Repare nos movimentos de uma pessoa doente e fragilizada? Como é a energia de uma pessoa com uma doença em fase terminal? Um corpo frágil e lesado quer parar, não quer produzir movimentos.

É isto que a grande maioria das pessoas estão a fazer com os seus corpos. ABRANDAR E PARAR.

Quando não cuidamos dos nossos movimentos ficamos vulneráveis, o nosso corpo enfraquece e este facto gera uma cascata e um conjunto de problemas associados, emocionais, psicológicos, metabólicos, estruturais,etc. Assim nos tornamos muito mais vulneráveis às exigências do dia a dia e do próprio ambiente.

O nosso cérebro adapta-se ao nosso estilo de vida. De que lado da barricada quer estar?

A vida é manifestada em movimento. A nossa natureza é a de gerar movimentos complexos e refinados. Cuide dos seus movimentos, cuide da sua expressão corporal. Reinvente o seu cérebro, criando novas conexões neuronais e amplie a sua natureza. Treino os seus movimentos diariamente. O seu futuro precisa de ser cuidado.

Future Needs Care! – Ricardo Silvestre
Performance Specialist & Certified Personal Trainer

Deixe um Comentário