O sonho do seu filho… merece a sua atenção!!

In Artigos de Opinião, Escolar - Artigos de Opinião, Futsal Formação by AdminDeixe um comentário

O seu filho diz-lhe que quando for grande quer ser jogador de futsal profissional, e a sua resposta imediata é que vai ter é que estudar para ter um curso, para ser alguém.

Uma coisa impede obrigatoriamente a outra? Há algo que nos garanta que um jovem não consegue conciliar estudos com desporto a um nível já profissional ou semi profissional? É dado adquirido que não se consegue iniciar uma carreira noutra profissão após terminar a carreira desportiva?

Não há garantias nenhumas, aquilo a que assistimos é a jovens que não querem fazer um esforço e conciliar o desporto e a escola por terem a ideia que vão ser ricos e não precisam de estudar, mas aqui temos casos de maus acompanhamentos, provavelmente de aproveitamento da situação, e não de sonhos que são descabidos.

A meu ver, o caminho é respeitar esse sonho de ser jogador, como outro qualquer, e ir mostrando que por exemplo para se ser jogador, não tem forçosamente que deixar de ir à escola, tem obrigatoriamente que conseguir conciliar e o que provavelmente acontecerá é que os tempos livres por exemplo diminuem. Aqui demonstramos desde cedo as dificuldades e os sacrificios que são necessários para se conseguir algo na vida e ao mesmo tempo mostramos apoiar o sonho. Isto é formação.

Os atletas de alta competição são obrigados a seguir um estilo de vida saudavel, o que penso agradaria a todos os pais se os filhos assim o fizessem. Os atletas de alta competição, têm que cumprir regras dentro e fora da sua atividade, podendo estar nessas regras que lhes são impostas o segredo para o bom ou mau resultado. Os atletas de alta competição devem dar sempre o seu máximo, devem pensar constantemente em superarem-se para atingir melhores preformances de dia para dia, noutra profissões não é assim? É pelo menos assim que se deseja.

Tem paciência? Não? Então é mau conselheiro. Tem? Então sente-se com o seu filho e mostre-lhe por exemplo o tempo que pode durar uma carreira de um jogador de futsal e que possivelmente o facto de querer investir na carreira não lhe garante que será um jogador profissional, mas que se realmente ele quer que lute por esse sonho contando com o apoio dos pais. Assim ajuda-o a entender a necessidade de ter os estudos para poder seguir um outro caminho na altura que achar indicado e demonstra apoio e respeito pelos seus sonhos. Nada mais fez que lhe mostrar a realidade e demonstrar apoio pelo caminho que o filho quer seguir.

O desporto é uma atividade extremamente rica, não é errado chamarmos aos desporto uma escola de valores. O problema é o que se faz ao desporto, ou o que se tenta fazer, e infelizmente aqui dizemos o mesmo de outras atividades. E respeitar o desporto, começando por ver nele uma excelente atividade para crianças e jovens praticarem e terem futuro nele é um bom caminho.

O desporto está carregado de mais valias para o crescimento de um jovem, e aqui falamos em desporto porque queremos mesmo abranger todas as modalidades. O desporto quando levado a sério, não tem apenas as básicas mais valias de ser bom porque é exercício físico ou ser ótimo porque enquanto os jovens estão a praticar desporto não estão na má vida, não que não seja verdade e que não sejam mais valias, mas é mais que isso.

O desporto sugere muito mais que isso, cuidados com a alimentação que juntamente com o exercício físico beneficia a saúde, cumprimento de regras e horários, esforço, dedicação, sacrifício, superação, respeito, cooperação, etc., o desporto tem isto tudo e com isto tudo estaremos perto de ser grandes profissionais no desporto e em todas as outras áreas também.

Porque aqui falamos de sonhos, aquilo que achamos é que os sonhos das crianças e até de jovens merecem atenção e merecem respeito. Estaremos a ser enormes formadores se lhes mostrarmos o duro caminho que há para chegar aos sonhos, os obstáculos que se podem ir criando mas seremos péssimos amigos se lhes dissermos, por tudo isto que te disse até agora o melhor é esqueceres.

Assim, como vemos jovens a determinada altura da sua vida a decidirem mudar de cursos, também podemos entender que a meio do percurso o jovem deixe o sonho de ser jogador e se dedique aos estudos. Aqui para mim não é desistência e não é falhanço, foi vivência, foi maturidade que o fez naquela determinada altura achar que seria melhor para ele seguir outro caminho.

E com isto tudo, pretendemos mostrar que o percurso nisto tudo é a grande mais valia para a formação do jovem. Seja para que atividade for, seja para que sonho for. O lutar por algo que se quer muito é talvez a melhor escola que podemos ter. É nessa fase que damos muita importância ás coisas e nos aobriga a sermos donos do nosso caminho, de faze-lo com decisões nossas, fantástico.

Agarre nas palavras do seu filho nesses pequenos sonhos que eles lhe vão confessando e torne-os num percurso rico para ter um futuro grande cidadão e profissional seja do que for.

O papel dos pais é muito mais que dar de comer aos filhos e leva-los à escola e querer que ele seja um grande Engenheiro, o trabalho dos pais é acompanhamento constante e apoio nas decisões deles, muitas das decisões que por vezes tomam são baseadas nos exemplos que viram em casa e na educação que lhes foi transmitida.

O erro faz parte, e infeliz será aquele que não errar, até porque provavelmente nada irá aprender.

SOMOS TODOS FUTSAL

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.