Ricardo Silvestre – Performance Specialist & Certified Personal Trainer

In Artigos de Opinião, Saúde - Artigos de Opinião by Redação


O SEGREDO DA LONGEVIDADE HUMANA: A FORÇA EM MOVIMENTO

A matriz evolutiva da motricidade humana está assente em diferentes estágios de desenvolvimento neuro-motor que estimulamos e vivenciamos desde o nascimento até atingirmos a posição bípede. Nós evoluímos através de movimento e são os padrões de movimento que o nosso cérebro reconhece que serão utilizados para expressar a sua função.

O avanço tecnológico permitiu ao ser humano autossustentar-se adoptando posturas estáticas, sentado o tempo todo, alterando o estilo de vida, contrariando a evolução natural outrora manifestada em movimentos complexos (colheitas ou a caçar animais selvagens) passando a maior parte da vida vivida de pé. Com o advento da era digital, a televisão, os “AIS” dos Imacs, Iphones, Ipads e os ofícios de secretária, passamos cada vez mais tempo sentados do que em qualquer outro momento da história evolutiva do Homem. Passamos mais tempo sentados do que a dormir. Os nossos corpos não foram criados para isto e estamos a começar a pagar o preço. Mais de 6 horas por dia sentado aumenta em 40% a probabilidade de morrer em 15 anos. É óbvio que passar uma vida sentado nos está a matar. Talvez seja melhor LEVANTAR-SE. Perceba que a estagnação advém da falta de movimento. Podemos pensar numa pessoa idosa, alguém que não se movimenta muito, perde qualidade de movimentos, perde estabilidade, autonomia, habilidade de se mover, de se manifestar e de viver. Ficar velho não é uma questão de idade, é a estagnação de movimentos. E a falta total de movimento é a morte.

A chave para o sucesso é a criação de padrões de movimento que criem confiança, força, mobilidade, descoberta e um certo poder pessoal, melhorar a auto-estima e a confiança, e por último a diversão ao longo do processo. O movimento é fundamental para a longevidade e está bem assente num pilar fundamental que é a força. Existe uma forte correlação entre o aumento de massa muscular e a longevidade. Por este motivo o treino de força é uma peça fundamental para contrariar o envelhecimento. Todo o ser humano pode aumentar a sua longevidade ao tornar-se mais forte com o treino de força, ao capacitar-se em produzir mais força contra uma resistência externa ao longo do tempo.
Transforme-se numa pessoa activa, numa dessas almas indómitas que se aventuram na busca do seu expoente máximo da sua vida. Faça o seu melhor. E depois permita-se ser receptivo na descoberta do seu potencial Humano.
“Nenhum cidadão tem o direito de ser um amador em matéria de treino físico. Que desgraça é para o homem envelhecer sem nunca ver a beleza e a força que o seu corpo é capaz de manifestar.” Sócrates

Ricardo Silvestre
Performance Specialist & Certified Personal Trainer