“Tenho de emagrecer até ao verão!” – Treine e deixe-se de m…

In Artigos de Opinião, Destaque, Saúde - Artigos de Opinião by RedaçãoDeixe um comentário

Com os primeiros dias solarengos do ano, os dias a crescerem e o espectro de luz a aumentar, surge uma problemática comum a muitas pessoas: a preocupação da exposição corporal ao meio ambiente com o decréscimo das indumentárias de verão. É comum ouvirmos “Tenho de emagrecer até ao Verão”; “Tenho de me inscrever no Ginásio”, “ Vou deixar de comer hidratos de carbono e começar a correr”.

É comum a adesão aos ginásios e centros de estética e saúde nesta fase do ano, com a preocupação comum de obter a silhueta de Verão, para exibir um corpo de sonho com o biquíni ou a sunga da moda. As expectativas são altas e as pessoas abraçam inúmeras promessas de vendedores que expõem produtos milagrosos de emagrecimento instantâneo, e a pessoa necessitada tende a aderir, comprando a qualquer custo promessas com imensos efeitos colaterais.

É importante compreender que o emagrecimento é um processo multifactorial, composto por diversas variáveis em que o estilo de vida é preponderante, devendo estar associado a uma mentalidade esclarecida e disciplinada, extremamente focada e comprometida com objectivos claros. O TREINO regular e vigoroso, aliado a uma nutrição saudável, tornam-se essenciais e preponderantes neste processo, juntamente com estratégias de recuperação onde o sono é fulcral. Sem as horas de sono recomendadas … nada feito.

Se já cumpre os requisitos citados anteriormente passaremos a abordar o processo de treino e esclarecer alguns conceitos para que não restem dúvidas do que é realmente importante. Quando ouve o termo ACTIVIDADE FÍSICA refere-se ao dispêndio energético decorrente das suas actividades diárias como deslocar-se para o local de trabalho, passear o seu cão, realizar a caminhada prescrita por o seu médico, entre outras. Quando o tema é EXERCÍCIO FÍSICO trata-se de dispêndio energético na realização de movimentos corporais durante a prática estruturada, planeada e repetitiva de uma forma de actividade física, com formato de aula de yoga, aula de body pump, de aula de ténis, aula de dança, de pilates, etc.

O TREINO FÍSICO é o processo de desenvolvimento de capacidades motoras que contempla a manipulação de variáveis de treino a longo prazo respeitando princípios biológicos, metodológicos e pedagógicos, e cujo objetivo principal é a melhoria da capacidade funcional e das qualidades físicas (força, endurance, potência, velocidade, flexibilidade, a habilidade motora e mentalidade). O treino é promotor de adaptações fisiológicas de acordo com a intenção em tornar o indivíduo mais forte, mais rápido, com uma melhor composição corporal.

Quanto ao termo Desporto diz respeito ao espetáculo, não uma forma de promoção de saúde, trata-se da prática especializada de uma modalidade desportiva (ex: natação, futebol, powerlifting, atletismo, trail) cujo objetivo principal é vencer e dar espetáculo, com objectivos competitivos em contexto formal que não se comportam com a prática de exercício físico para a saúde.
Assim sendo, fará sentido praticar desporto para melhorar a sua composição corporal? Será que seguir as recomendações de praticar actividade física vai atingir os seus objectivos? Serão as aulas coreografadas um veículo para atingir os seus objectivos? Treine e de deixe-se de m…

www.ricardosilvestre.pt

FUTURE NEEDS CARE

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.