Escola de Futsal Os Afonsinhos: Formar pessoas é formar atletas

Em Destaque, Entrevista, Futsal Formação por AdminDeixe um comentário

Ficha Técnica

Data de formação do clube:04/06/2011

Local: Resende, Viseu

Conquistas Recentes:

  • Prémio Quinas de Ouro,
  • Campeão Distrital de juniores B AF de Viseu em Futsal 2016/2017
  • Participação na Taça Nacional FPF

 

 

 

 


DSPORT – A Escola de Futsal Os Afonsinhos esteve presente na gala Quinas de Ouro 2018, representada por Marcos Antunes, tendo sido premida pela forma que encara a formação do futsal, dando relevo aos bons resultados escolares e ao comportamento dos jovens atletas. Como se sentem após terem recebido esta homenagem?

Marcos Antunes – Os Atitudes Traquinas Os Afonsinhos,são um projecto desportivo de formação no Futsal, delineado há 7 anos , onde através da prática do Futsal, associou-se algumas vertentes inovadoras, como os Valores, a Inclusão Social e a Excelência Escolar.

Através do Desporto, do nosso Futsal, consegue-se objectivos que normalmente por outras estratégias são difíceis de atingir. É o Topo ser Quinas de Ouro. O Sonho quase que impensável.

Também significa atenção e clarividência das entidades competentes, especialmente a FPF, que demonstra estar atenta de Chaves a Faro sobre tudo o que se desenvolve.

Interioridade não é significado de Inferioridade. Cá no interior há qualidade, pessoas válidas e projectos exemplares. O Distrito de Viseu no Futsal é exemplo disso.

DSPORT – A formação desportiva tem vindo a ter um foco cada vez maior no comportamento correcto dos atletas, depois destes resultados, qual a melhor maneira de divulgar e cimentar este método?

Marcos Antunes – A Excelência Escolar é premiada e incentivada sempre, assim como os Bons comportamentos e atitudes. Se por qualquer motivo falharem, há sanções por eles conhecidas, e também se ajuda a ultrapassar essa fase menos boa.

Formamos o Homem e depois o atleta. Assim é mais justo. Há Compromisso e a Entrega de todos os intervenientes. Todos devem remar para o mesmo lado independentemente das simpatias ou amizades.

É seguir um rumo, uma estrada com direções rectas e uma enorme entrega. Só assim terás uma equipa… e um projecto justo de futuro e com futuro

DSPORT – Como avalia e evolução da formação no desporto por Portugal, e em especial pelo distrito de Viseu?

Marcos Antunes – Julgo que atravessará o melhor momento de sempre. Colocaram-se pessoas competentes e com estratégias nos lugares certos, com ideias, projectos e objectivos.

Criou-se estabilidade e inovação e o patamar máximo foi a conquista do Campeonato Europeu e a estruturação das entidades que organizam todas as provas. Em vez de reclamarmos, por vezes é necessário dar alternativas, sugestões e sobretudo vivenciar as realidades. E aí para mim está toda a diferença.

Há imensos projectos de formação de qualidade no Futsal Viseense, como a Casa do Benfica de Viseu, o Viseu 2001, o Pedreles, o Lamego e outros.

DSPORT – Quais serão os passos futuros para os Afonsinhos e a sua formação? Que tipo de apoios seriam necessários para atingir esses resultados?

Marcos Antunes – A curto prazo continuar a nossa Academia de Futsal Afonsinhos Six Senses Douro Valley, para crianças dos 5 aos 10 anos. Valorizar ainda mais a nossa relação com o município de Resende, parceiro essencial e de sucesso, com tudo aquilo que nos proporciona.

E obviamente conseguir mais apoios, mais patrocinadores e ajudas que nos permitam continuar a crescer. Na formação o mais importante é sempre o caminho a percorrer.

A forma como os atletas se sentem tratados e valorizados , a qualidade de trabalho, uma vez que estás a treinar crianças e jovens, não adultos em miniatura. Deves sempre proporcionar aos atletas de formação a realização dos seus sonhos e objectivos de vida. E sobretudo e mais importante, não teres nunca pressa…

DSPORT – Algum conselho que queiram deixar aos clubes e seus dirigentes que ambicionem levar a formação a outro nível?

Marcos Antunes – Muito trabalho, entrega extrema, paixão e muita Gratidão. Nos AFONSINHOS a Gratidão é ensinada para depois ser praticada, este será sempre um ponto essencial, e sobretudo não te acomodares.

Só assim poderás ter condições para atingir e ambicionar o Sucesso.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.