Obrigado por tudo o que ofereces

Em Artigos de Opinião, Escolar - Artigos de Opinião, Futebol Formação, Futsal Formação, Treinadores - Artigos de Opinião por AdminDeixe um comentário

Nos dias de hoje, todas as crianças sonham em ser um Cristiano Ronaldo, sonho esse que muitas das vezes é também partilhado pelos seus pais, mas a dura realidade é que só um grupo muito restrito de atletas vai triunfar na modalidade que praticam.

A pergunta que se impõe é: “a todos os que não vão triunfar, em que medida é que este trajeto na formação desportiva é algo de negativo nas suas vidas?”

É minha convicção que este trajeto nada tem de negativo. O futebol desenvolve um conjunto de capacidades na formação do carácter do atleta e ajuda à sua preparação como Homem para a sua vida adulta. Isso raramente é valorizado e é um aspecto que considero fundamental.

Hoje em dia, o trajeto de formação tem uma duração média de 10 anos e neste espaço de tempo o futebol fornece um conjunto de ferramentas que fazem os jovens crescer a todos os níveis.

Não só os momentos positivos, mas também os negativos, vão ajudar à sua formação enquanto Homens, ficando melhor preparados e com outras capacidades para saber lidar com dois sentimentos destintos: felicidade e tristeza.

Desde de muito cedo, vão estar em contacto com conceitos da maior importância:

  • Humildade
  • Compromisso
  • Respeito
  • Amizade
  • Objetivo
  • Superação
  • Trabalho
  • Desilusão
  • Frustração
  • Derrota
  • Vitoria

São palavras que estão sempre presentes neste percurso e ao longo do tempo os atletas vão entender o seu verdadeiro significado, permitindo que fiquem melhores preparados para a fase adulta, porque são conceitos com que vão deparar-se no seu dia-a-dia, tanto a nível pessoal como profissional.

 Não será esta a melhor vitória que este desporto oferece?

Infelizmente, o futebol acaba por reflectir alguns dos problemas da nossa sociedade, quando vivemos tempos de puro egoísmo. Hoje, a maioria dos atletas não tem capacidades para lidar com etapas negativas. Muitas vezes, na presença da adversidade, escolhem a opção mais fácil: desistir. Algumas ou mesmo a maioria das vezes, com o apoio dos seus pais, que em vez de aproveitarem todas as lições que o futebol oferece para o enriquecimento do futuro homem, escolhem o caminho mais fácil nesta fase que é a desistência.

Ainda que por motivos distintos, estarão possivelmente a adiar problemas a médio-longo prazo. Esquecendo que a criança de hoje será o homem do amanhã e que a obtenção do sucesso em tudo na vida implica saber lidar e enfrentar os momentos de adversidade.

O futebol de formação tem capacidades únicas e apaixonantes, porque todos aqueles que conseguirem passar por todas as fases de formação, mesmo não sendo certo que possam ser jogadores profissionais, seguramente serão Homens melhores, com princípios e valores.

O futebol é e será sempre uma das melhores escolas da vida.

Agora é certo que todos têm como objetivo ser como o cristiano Ronaldo. É importante parar um pouco e reflectir: ele passou por todas essas fases e não desistiu. Para além disso, nasceu com uma qualidade inata que faz toda a diferença, desde que se saiba conjugar com as restantes capacidades: Talento.

EM MUITAS DAS MINHAS PALESTRAS AOS MEUS JOGADORES, DIGO QUE A VIDA SÃO DUAS PALAVRAS:
 “FELICIDADE E TRISTEZA”
TODOS PROCURAM A FELICIDADE….

MAS SÓ IRÁS VALORIZAR A FELICIDADE QUANDO SOUBERES E TIVERES CAPACIDADES DE CONVIVER COM A TRISTEZA.

Deixe um comentário