Qual é a altura indicada para começar a treinar força e optimizar performance?

In Atletas – Artigos Ciêntificos, Crianças, Futebol, Futsal, Modalidades, Orientação e Controlo de treino, Treinadores - Artigos Científicos by RedaçãoDeixe um comentário

A ciência diz-nos que o ” Treino neuromuscular integrativo iniciado na pré-adolescência e mantido até à adolescência irá maximizar a idade de formação no treino e o potencial para atingir capacidades motoras óptimas e ideais para a idade adulta.”

A idade para começar a treinar força? Quanto mais cedo, melhor…

“Um atleta constrói-se aos 10 anos de idade. Não é aos 26 nem aos 27 anos. “

Falando do futebol, não é num atleta sénior que se vai fazer a diferença ao implementar treino de força, não é o que o vai fazer chegar ao topo e tornar de atleta mediano para um atleta de Elite Mundial. O treino de força consegue de facto ter bons resultados com esses atletas porque eles nunca fizeram nada. Qualquer estímulo de força que se adicione vai provocar adaptações facilmente. Mas não é nesses atletas que se muda a filosofia nem a cultura de treino num país. É nos atletas jovens.

É nestas etapas que o investimento na construção de um atleta de elite deve ser feito.

Temos de acabar com o Mito que o treino de força não é importante nem é necessário.

E é de salientar que o treino de força não é só pegar em pesos de forma aleatória. O treino de força exige metodologia e princípios de treino, exige o domínio de processos fisiológicos, biomecânicos, etc. Não basta pegar em pesos, imitando uns artistas de Facebook, YouTube ou de outros canais de informação. Não copie nem utilize treinos enlatados. Por norma dão maus resultados.

Realize trabalho de força de forma consciente e de forma supervisionada por um Treinador credenciado e competente, de preferência um Strength and Conditioning Coach. Cuidado com os ginásios sem supervisão competente. Cuidado com a cultura Fitness.

Não brinque com coisas sérias.

Academia de Performance Humana (APH)
“Revoluciona o teu jogo!”

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