Rodrigo Boavida 7º Classificado no Campeonato da Europa de Judo

In Artes Marciais by RedaçãoDeixe um comentário

Foi em Sarajevo, que de 28 de Junho a 1 de Julho, se realizou o Campeonato da Europa de Judo no Escalão de Cadetes (15-17 anos). Esta competição contou com a participação de 457 Atletas, oriundos de 42 Países.

Inseridos numa Seleção Nacional Portuguesa composta por 10 elementos (6 Femininos e 4 Masculinos), Francisco Soares nos -55Kgs e Rodrigo Boavida nos -90Kgs, levavam nas suas bagagens toda a esperança no alcançar do melhor resultado possível.

Rodrigo Boavida foi 7º Classificado nos -90 Kgs, tendo mesmo obtido o melhor resultado Português na competição realizada na Bósnia e Herzegovina. Com uma prestação fantástica, o atleta do Judo Clube de Viseu fez 5 combates, tendo vencido 3 deles de forma categórica e sucumbido somente às mãos do 5º e do 6º Atleta do Ranking Mundial.

No 1º combate venceu Karl Priillin Turk da Estónia, de forma surpreendente. Na 2ª ronda foi o Esloveno Rok Pogorevc que não resistiu ao excelente judo apresentado por Rodrigo Boavida. Atingindo os quartos-de-final, um primeiro objetivo de muita ambição estava atingido. Nesse combate e frente ao 5º do Ranking Mundial, o Georgiano Ilia Sulamanidze, o atleta viseense não foi capaz de se superiorizar e foi derrotado, tendo sido afastado para os combates de repescagem.

Stanislav Banchuk de Israel foi o atleta que se seguiu e uma vez mais, Rodrigo Boavida superou-se, tendo demonstrado que o sonho ainda se mantinha aceso. No 2º combate de repescagem, estava em causa o acesso à disputa pela Medalha de Bronze. O seu adversário foi o Húngaro Zsombor Veg, 5º do Ranking Mundial e a sua maior experiência foi determinante no desfecho a seu favor.

Rodrigo Boavida conquistou assim um fantástico 7º lugar num Campeonato da Europa, que atesta todo o trabalho efetuado no Judo Clube de Viseu e todo o esforço e determinação do jovem Viseense.

Na 5ª feira dia 27, já tinha entrado em prova o jovem Viseense Francisco Soares, com o sorteio a ditar que o seu oponente seria o Transalpino Giuseppe De Tullio, Medalha de Bronze na recente “Taça da Europa de Cadetes – Coimbra”. Os Atletas defrontaram-se nessa competição, tendo a vitória sorrido na altura, ao Judoca do Judo Clube de Viseu. Desta vez e apesar de ter pontuado logo a abrir o combate, Francisco Soares não conseguiu controlar o combate até ao final, sendo surpreendido já perto do tempo se esgotar.

Não tendo sido repescado, terminou a participação do jovem atleta Viseense neste Campeonato da Europa, ele que ainda estará a combater neste escalão em 2019.

Em Sarajevo a acompanhar e a apoiar os Atletas, esteve também Bruno Figueiredo do Judo Clube de Viseu, que realçou a participação de 2 Atletas do Clube Viseense e a conquista do 7º lugar no Campeonato da Europa, como um marco na história do Judo em Viseu. O Apoio do Município de Viseu na participação dos Atletas nesta competição, foi também alvo dos mais rasgados elogio, por ter permitido e impulsionado a participação neste Campeonato da Europa de Judo, que ficará gravado para sempre na memória de todos os envolvidos.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.