Cronica do jogo: SC Vasco da Gama 78 – 76 Académica / Efapel

In Basquetebol by AdminDeixe um comentário

A AAC/EFAPEL deslocou-se ao Parque das Camélias para defrontar o Vasco da Gama, em jogo a contar para a 7ª jornada, da 2ª fase – Grupo B do Campeonato da Proliga.

Os estudantes estavam avisados da elevada pressão defensiva dos nortenhos, mas nem por isso a equipa apresentou a tranquilidade necessária, sendo prova disso os 11 turnovers realizados durante o 1º período, o que aliado às baixas percentagens de aproveitamento dos lançamentos de média e longa distância, explicam a desvantagem no final do 1º período (14-11). Os estudantes serenaram e conseguiram melhorar a sua transição ofensiva, cometendo menos erros e aumentando ligeiramente a sua eficácia no ataque.

Ao intervalo, os de Coimbra venciam por 25-26. A segunda parte trouxe uma Académica muito esclarecida e a aproveitar da melhor forma as trocas defensivas do Vasco da Gama, o que permitiu chegar a meio do 3º período com uma de vantagem de 6 pontos (29-35). Contudo, os nortenhos reagiram e voltaram a criar muitas dificuldades ao ataque dos estudantes através da sua defesa a todo campo e aproveitando as prestações ofensivas de Ivo Coutinho e Ricardo Alpuim, terminaram o 3º período a vencer por 42-41.

No último período, Lawrence Coleman e Krassimir Pereira assumiram as despesas do ataque estudantil. No entanto, a sobrecarga de faltas começou a fazer-se sentir e a condicionar as suas ações defensivas da equipa. No final da partida, Francisco Santiago converteu o cesto do empate e teve nas mãos a possibilidade da vitória através do lançamento livre averbado fruto da falta sofrida.

Contudo, a pressão foi fatal para as aspirações da Académica e jogo foi para prolongamento. Nos 5 minutos extra, a emoção e o equilíbrio manteve-se com os de Coimbra a terem tudo para vencer o encontro. No entanto, as últimas posses de bola não foram devidamente aproveitadas e o Vasco da Gama conseguiu uma vantagem de 2 pontos que lhe permitiu garantir uma preciosa vitória.

A Académica lamenta, que em pleno século XXI continue a imperar a cultura do insulto e da intimidação em recintos desportivos, tendo a equipa de arbitragem sido conivente com esta situação. Apesar da derrota, a Académica mantém o 2º lugar do Grupo B a 7 jornadas do final do Campeonato da Proliga.

Estatística

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.