CAD Coimbra/Chelo vence e convence perante Quinta dos Lombos

In Basquetebol, Modalidades by RedaçãoDeixe um comentário

 

 

Em jogo a contar para a 20.ª Jornada da Liga Feminina de Basquetebol, a formação do CAD Coimbra/Chelo alcançou uma importante vitória, após prolongamento, frente à Quinta dos Lombos, um dos fortes candidatos ao título.

A equipa da casa iniciou o jogo de forma surpreendente, assente numa agressiva defesa zona 2/3 adaptada aos movimentos ofensivos do adversário. Este sistema permitiu, não só fechar os caminhos para o cesto, como encetar eficazes contra-ataques, em que Mafalda Pompeu foi demolidora, totalizando 10 dos 18 pontos da sua equipa no primeiro quarto. O resultado 18-11 estava perfeitamente ajustado ao que se passava em campo.

No segundo quarto, a Quinta dos Lombos aumentou a pressão defensiva sobre a base adversária, mas sem grande sucesso. Aya Traore, Mafalda Pompeu e Beatriz Alves, em alta rotação, eram uma verdadeira dor de cabeça para a defesa contrária, quer nos roubos de bola, quer nos ataques rápidos. A 4 minutos do final da primeira parte, a vantagem de 14 pontos foi atenuada pela equipa de Carcavelos. Maus passes e decisões na hora de lançar ao cesto permitiram às forasteiras recuperar e chegar ao intervalo com o resultado em 34-25.

Após o intervalo, a toada do jogo manteve-se, com o CAD a dominar defensivamente e ofensivamente a partida. Na melhor fase do jogo, a quarta falta da jovem Mafalda Pompeu aumentou os problemas de rotação da sua equipa. Mesmo com perdas de bola infantis na transição defesa/ataque e alguma precipitação nos lançamentos na área pintada, a turma de laranja chega ao final a vencer por 47-36.

No último quarto, o Lombos melhorou a prestação defensiva, ao mesmo tempo que, no ataque, a dupla Mackenzy Latt e A. Rodrigues, com uma eficácia irrepreensível, encurtam a distância no marcador. O cansaço evidenciado pelas jogadoras da casa, associado a algumas precipitações, permitiram o empate à entrada do último minuto (59-59). O CAD Coimbra/Chelo resistiu à pressão adversária e teve a última posse de bola da partida com o jogo empatado, mas não conseguiu ser eficaz.

No tempo extra, as Cadistas não deram qualquer hipótese à Quinta dos Lombos. Oyanaisy Gelis e Aya Traore, MVP’s da partida, pegaram no jogo e marcaram 9 dos 11 pontos da sua equipa, contra apenas 4 do adversário, fixando o resultado final em 70-63.

Triunfo muito importante do CAD Coimbra/Chelo, que coloca a equipa a uma vitória do objetivo de manutenção na Liga Feminina de Basquetebol.

 

Ficha do jogo

Local: Pavilhão da UPC Chelo

Data: 9 de março de 2019 Hora: 18h00

Árbitros:  Diogo Morais e Diogo Tomázio


CAD Coimbra/Chelo

Jogador Pontos
Cinco inicial
Yuliya Haponava 12
Aya Traore 16
Oyanaisy Gelis 13
Beatriz Alves 6
Mafalda Pompeu 15
Suplentes
Andreia Rebelo
Maria João Andrade 8
Mariana Alves
Sara Ponte
Maria Carolina Gonçalves

Treinador: Nuno Rebelo

 

Quinta dos Lombos

Jogador Pontos
Cinco inicial
Mariana Carvalho 2
Ana Rodrigues 11
Chanaya Pinto 6
Merissa Quick 4
Nassira Traore 11
Suplentes
Helga Gonçalves
Mariana Garrido
Sara Guerreiro 6
Márcia Costa
Suraya Rijal 2
Carolina Cruz 2
Mackenzie Latt 19

Treinador: José Leite

Treinador adjunto: Ernesto Nhalungo


Marcha do resultado

CAD Coimbra/Chelo Quinta dos Lombos
1.º quarto 18 11
2.º quarto 16 14
3.º quarto 13 11
4.º quarto 12 23
Prolongamento 11 4
Resultado final 70 63

 

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.