FPC assina Memorando de Entendimento com Universidade de Coimbra

Em Ciclismo por AdminDeixe um comentário

A Federação Portuguesa de Ciclismo e a Universidade de Coimbra assinaram, na manhã desta terça-feira, na Sala do Senado da Universidade, o Memorando de Entendimento que estabelece a forma de cooperação entre as duas instituições.

A mais antiga Universidade portuguesa e a mais antiga Federação desportiva nacional estão abertas à modernidade e à cooperação, tendo em vista uma parceria que contribua para a prossecução dos objetivos estratégicos de ambas.

“É um momento histórico para a nossa modalidade. O ciclismo tem vindo a crescer e a desenvolver-se, colocando-se num patamar que nos leva a ter ambições mais elevadas, que, em grande medida, dependem do conhecimento e são as universidades que estão na vanguarda do conhecimento”, salientou o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, na cerimónia de assinatura do Memorando.

“Temos seguido uma estratégia de desenvolvimento desportivo, procurando contribuir para que os atletas nacionais alcancem o sucesso. Até porque, quanto maior for esse sucesso, maior é o impulso para a prática desportiva generalizada. O nosso trabalho pretende também colocar a Universidade de Coimbra como primeira opção para alguém que pense numa carreira dual – conjugação do alto rendimento com carreira académica”, frisou o reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva.

O Memorando de Entendimento prevê as condições de acesso ao estatuto de atleta-estudante, a introdução da cadeira de ciclismo no plano de estudos do curso de Ciências do Desporto e Educação Física, assim como o acesso dos ciclistas em regime de alto rendimento a testes de performance e ao acompanhamento transdisciplinar por parte da Universidade, visando dar-lhes condições para potenciar o rendimento desportivo.

A cerimónia contou também com a presença da Federação Portuguesa de Natação, que também assinou um Memorando de Entendimento com a Universidade.

Deixe um comentário