Desportos de Ar Livre em Viseu

In Desporto Aventura by Redação

António Mestre é um dos impulsionadores dos desportos na natureza. Em entrevista a DSport contou-nos um pouco da sua experiência.

 

“APOIO AUTÁRQUICO É QUASE INEXISTENTE”

DSport (DS): Qual considera ser o panorama dos Desportos de Ar Livre em Viseu?

António Mestre (AM): Em Viseu os desportos de ar livre, vão já tendo muitos adeptos e alguns clubes, particularmente no âmbito do btt. No montanhismo particularmente seremos nós, CUME, COV – Natura e Clube de Montanhismo de Torredeita. Apesar do Montanhismo contar já com 3 clubes e um número crescente de praticantes e amantes do Montanhismo é de realçar o quase inexistente investimento da autarquia, através do apoio direto aos clubes.

Montanhismo e Escalada

DS: O António Mestre é Vice-presidente do Club Urbano de Montanhismo e Escalada (CUME). Como surgiu a criação do clube? E quais os objetivos do mesmo?

AM: Junto com um grande amigo meu, Daniel Gaspar, construí- mos um pequeno muro de escalada nas instalações do Clube Celta onde comecei a dar treinos de escalada a jovens membros do clube. Posteriormente acabei por abrir treinos também para adultos e assim me apercebi da necessidade dum espaço e clube dedicados exclusivamente à escalada. Junto com alguns desses adultos, Daniel Gaspar, Luís Santos, Nuno Pinto, Ricardo Pereira e Fernando Enes, para mencionar os mais empenhados, cresceu a ideia de fundar o CUME. O CUME tem como objetivos a divulgação e promoção do montanhismo, escalada e demais desportos de ar livre, assim como a oferta de formação e treinos nessas áreas.

“VISEU TEM MILHARES DE PRATICANTES”

DS: É também instrutor na empresa “CANKAY – Aventura e Lazer”. Em que consiste a empresa e qual o tipo de oferta desportiva?

AM: A Cankay, enquanto empresa de desportos de aventura, surgiu em 2001 pelas mãos do seu proprietário, Carlos Sequeira. Desde essa data até hoje tenho sido colaborador direto da mesma. Oferece atividades de canyoning, escalada, canoagem, tiro com arco, zarabatana, paintball, manobras de cor – das, atividades de team building no âmbito dos desportos de ar livre, entre várias outras.

Leia o artigo na integra aqui