Vítor Pascoal implacável ao volante do Porsche 997 GT3 no Rali de Águeda

Em Rally por AdminDeixe um comentário

Piloto do Baião “transformou” a prova “Regional Centro”, que toca públicos muito diversificados, num cenário verdadeiramente nacionalista. O lugar mais alto do pódio foi uma grande conquista para a cidade de Águeda, que voltou a receber em festa a prova do Clube Automóvel do Centro brilhantemente promovida pela Promolafões.

Foi a vitória do querer e do espírito de sacrifício. Vítor Pascoal e Pedro Alves tiveram de suar as estopinhas para recuperar de um a penalização na super-especial nocturna de sábado e “mover-se”, entre dúvidas e incertezas, para recuperar o tempo perdido e culminar no lugar mais alto do pódio no Rali de Águeda.

Aos comandos de um retumbante Porsche 997 GT3, o piloto do Baião devolveu o regozijo de milhares de pessoas quando “cruzou” os limites para elevar-se no pelotão, escrevendo, sem apelo nem agravo, mais uma página dourada na sua encruzilhada por esta disciplina do desporto automóvel que abraçou ainda muito jovem.

Miguel Abrantes

Após a primeira passagem pelas especiais de Falgoselhe (8,25 km) e Préstimo (12,28 km), Vítor Pascoal chegou ao parque de assistência com a missão do dever do cumprido, mas pela frente estava mais uma dose de sacrifício mas com muita força de vontade para superar as adversidades, entre as quais os ataques demolidores de Miguel Abrantes e Marco Saraiva que, aos comandos de um “irrequieto” Skoda Faboa S2000, também vinha de uma penalização e com o objectivo de recuperar o fôlego.

Com os dois protagonistas a gizarem uma postura de elevada performance, Vítor Pascoal acabou por desenhar um triunfo inabalável, com o tempo de 30m10,9s, com Miguel Abrantes a ter se contentar com o lugar intermédio do pódio, a menos de 20 segundos de diferença, o que traduz na perfeição a luta titânica patenteada pela vitória.

Pedro Antunes

Numa prova que também ficou na história dos ralis, com um recorde de público que emoldurou, primeiro as ruas da cidade de Águeda e, depois, as estradas do concelho, Pedro Antunes, navegado por Paulo Leones, e Paulo Antunes, coadjuvado por Paulo Amorim, ambos em Peugeot 208 R2, procuraram decifrar a chave que os levaria ao lugar mais baixo do pódio.

Depois de uma luta acesa e de muito porfiar, a dupla formada por Pedro Antunes e Paulo Leones superou todas as expectativas e não deu tréguas aos seus opositores, acabando por alcançar o passaporte para fazer a festa. Contudo, Paulo Antunes e Paulo Amorim deixaram uma imagem de excelência no Critério Jorge Amorim, contemplando o público com uma condução de tirar o chapéu, em que apenas 2,5 segundos separaram as duas equipas, que lutaram como dois galos pelo poleiro.

José Gomes

Já Ricardo Coelho, que faz equipa Daniel Pereira, conduziu o Toyota Starlet ao “top five”, também fruto de uma prestação notável, relegando para a sexta posição José Gomes e Pedro Vaz que, ao volante de um Citroën Saxo Kit Car, festejou com pompa e circunstância a ronda pontuável para o Campeonato Regional Ralis do Centro – Jorge Amorim.

O piloto viseense, que beneficiou da ausência do líder do campeonato, nomeadamente Jorge Carvalho, prolongou por mais uma prova a atribuição do título.

Implacável esteve também Nuno Mateus na prova do Clube Automóvel do Centro. O piloto de Vagos, que divide o Peugeot 206 GTi com Paulo Pimenta, cotou-se o sétimo mais rápido, cabendo a João Cardoso e Rui Mendes, em Peugeot 206 GTi, a oitava posição, com Alesis Souto Ribas e Oscar Blanco (Renault Clio Williams) e Pedro Serôdio e Fernando Sousa (Peugeot 206 GTi), no nono e décimo lugar, respectivamente.

O público saiu de Águeda bastante animado com o regresso do Rali de Águeda à cidade e região, acabando por ser uma das etapas emblemáticas do Campeonato Regional Ralis do Centro – Jorge Amorim. A Promolafões, entidade promotora do Rali de Águeda, começa a ser um a referência no capítulo das preferências do público e dos pilotos, sobretudo pela forma exemplar como diligenceia a prova.

Este ano, o Rali de Águeda evoluiu e, o seu sucesso, deve-se muito ao trabalho desenvolvido pela equipa orientada por José Correia. De facto, estamos perante uma organização que se orgulha de bem-fazer e ousar, levando a Águeda esta prova que soube coroar os pilotos perante os aplausos de milhares de pessoas.

Classificação dos 10 primeiros

1.º Vítor Pascoal/Pedro Alves

(Porsche 997 GT3)          30m10,9s

2.º Miguel Abrantes/Marco Saraiva

(Skoda Fabia S2000)       30m27,7s

3.º Pedro Antunes/Paulo Leones

(Peugeot 208 R2)            30m43,4s

4.º Paulo Antunes/Paulo Amorim

(Peugeot 208 R2)            40m45,9s

5.º Ricardo Coelho/Daniel Pereira

(Toyota Starlet)               32m51,2s

6.º José Gomes/Pedro Vaz

(Citroën Saxo Kit Car)    33m40,5

7.º Nuno Mateus/Paulo Pimentel

(Peugeot 206 GTi)           33m42,9s

8.º João Cardoso/Rui Mendes

(Peugeot 206 GTi)           34m23,9s

9.º Alesis Souto Ribas/Oscar Blanco

(Renault Clio Williams)  34m40,9s

10.º Pedro Serôdio /Fernando Sousa

(Peugeot 206 GTi)           34m42,2s

Fonte: Rali de Águeda

Deixe um comentário