Edição 2019 com candidaturas abertas 2M€ disponíveis no “Desporto para Todos”

In Andebol, Artes Marciais, Atletismo, Basquetebol, Ciclismo, Desporto Adaptado, Desporto Aventura, Desporto Motorizado, Desportos de Raquete, Desportos Náuticos, Destaque, Dirigentes Desportivos, eSports, Futebol, Futsal, Ginástica, Golfe, Hipismo, Hóquei, Indoor Cycling, Jogos Paralímpicos, Modalidades, Natação, Orientação, Padel, Pesca, Polo Aquático, Programas e Projectos no desporto, Radiomodelismo, Remo, Rugby, Squash, Stand Up Paddle, Ténis, Ténis de Mesa, Tiro, Trail/Running, USport, Voleibol by RedaçãoDeixe um comentário

As candidaturas à edição de 2019 do “Programa Nacional de Desporto para Todos” (PNDT) estão já abertas até 15 de março.

 

Esta linha de financiamento disponibiliza este ano 2 milhões de euros para apoiar projetos que visem promover a generalização da prática da atividade física e desporto, particularmente junto de públicos e segmentos que ainda conhecem barreiras no acesso ao desporto.

 

Programas de desenvolvimento desportivo que apoiem a atividade regular das entidades, eventos desportivos, estudos e publicações são alguns tipos de projetos que podem ser apoiados pelo PNDT.

 

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto sublinha a importância do Programa: “o que interessa verdadeiramente é que o projeto concorra, direta ou indiretamente, para que mais pessoas efetivem o seu direito ao Desporto, consagrado no artigo 79.º da Constituição. Temos um movimento associativo cada vez mais robusto, capaz de procurar novas metodologias e parceiros que ajudem a população em Portugal a viver melhor. Os clubes podem e devem trabalhar com outras associações que estão no terreno e conhecem bem os públicos a quem ainda pouco chega o Desporto. Igualmente importante é aproveitar o conhecimento que é produzido, a investigação deve abrir-se à ação e devemos agir com base em dados concretos, que muitas vezes ajudam a direcionar os nossos esforços e energia. Por exemplo, não basta querer magicamente que mais mulheres pratiquem desporto, é preciso conhecer os mecanismos sociais que fazem permanecer esta barreira e como combatê-los.”

 

Além da linha de financiamento, o PNDT conhecerá, em 2019, um modelo de reconhecimento das boas práticas que têm vindo a ser desenvolvidas neste âmbito, com a organização de um Fórum Nacional do Desporto para Todos e sessões regionais de apresentação dos projetos que se distingam no ano em curso.

 

Quaisquer informações adicionais podem ser esclarecidas através do email: [email protected]

 

Mais informações sobre o PNDpT em: http://www.idesporto.pt/conteudo.aspx?id=3&idMenu=4

 

Particularmente na Zona Centro todos os interessados poderão solicitar mais informações nas Lojas Ponto JA do IPDJ de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu, ou consultar o Portal da Juventude em: www.juventude.gov.pt.

 

 

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.