O Tondela apresentou esta tarde no João Cardoso o seu primeiro plantel de eSports.

In eSports by RedaçãoO comentário de 1

 

Sendo um clube vanguardista o Tondela acredita que o futuro do clube passa também pelos videojogos, uma modalidade competitiva que apesar de já muito popular pelo mundo ainda está a dar os seus primeiros passos em Portugal.

Actualmente o mundo do gaming conta com cerca de 1.8 mil milhões de jogadores em todo o mundo tornando-se num mercado maior que o cinema e a música juntos! Este verão decorreu o The International 7 um torneio de Dota 2, outro jogo eSport, que contou com um pote de $24,787,916 onde a maior parte foi angariada com compras de produtos digitais pelos fãs do jogo. A revolução digital já convenceu também a FPF que apresentou a Allianz Cup durante a Lisboa Games Week e há também uma hipótese de inclusão em futuros jogos Olímpicos.

O Presidente Gilberto Coimbra e Vítor Ramos acompanharam João Velez, o team manager da equipa de FIFA que irá levar o Tondela a novas competições.

João Velez apresentou o jogo de uma forma clara, serão jogos de 11 vs 11 como os que estamos habituados assistir mas com tempos de jogo mas mais curtos, cerca 6 minutos, seguindo o modelo  FIFA Pro Clubs. Já foi criada uma equipa para o clube com a qual o Tondela eSports irá concorrer, isto enquanto a equipa técnica do Tondela trata das burocracias necessárias para que em futuras edições do FIFA, a equipa do Tondela esteja incluída no jogo com os equipamentos e logótipos oficiais.

A equipa de momento conta com 1 guarda-redes, 7 defesas, 7 médios e 4 avançados sendo um dos elementos dos Açores e um futuro reforço da França. Existe um modelo de treino semelhante ao da realidade, com vários encontros durante a semana, onde a internet promove a vantagem de que todos os jogadores podem treinar a partir de casa sem terem de se encontrar fisicamente. Também há posição de treinador, este elemento da equipa zela pela preparação da equipa a um nível mais táctico, passando pela criação de estratégias, estudar o comportamento das equipas adversárias e encontrar futuras adições para a equipa.

João Velez falou também da barreira das gerações e a dificuldade para alguns pais de perceberem situações: como o seu filho ser Gamer como profissão ou a aquisição de acessórios e periféricos para maximizar a performance de cada jogador. Perante esta adversidade João vê apenas uma maneira para os convencer: “Temos que mostrar resultados”.

Desta forma o Tondela junta-se a clubes como o Sporting, o Feirense, o Paços de Ferreira, o Beira-Mar, a Académica e o Boavista neste primeiro conjunto de equipas de FIFA, potenciando assim a criação de uma competição local.

O Tondela antevê um crescimento exponencial na modalidade e prepara-se para eventualmente ter equipas dedicadas ao 1 vs 1 e ao 2 vs 2 do FIFA, e abranger outros jogos competitivos como CS:GO, League of Legends ou Dota 2.

No final foram feitos alguns jogos de apresentação com os vencedores do concurso e um evento ALL STARS 2 vs 2 com dois jogadores de futebol do Tondela. Para que o desafio fosse equilibrado todos os jogos foram jogados com a equipa digital do Tondela onde uma equipa vestia as cores da casa e a outra tinha o equipamento alternativo. Ficam aqui os resumos dos primeiros 4 jogos:

João Velez vs Bernardo

O Primeiro duelo da noite foi entre João Velez e Bernardo onde o concorrente conseguiu uma vitória renhida por 1-2. Com golos de Cardoso e Murilo, enquanto que o representante da casa apenas marcou com Heliardo.

Rui Rodrigues e Miguel Gonçalves vs Heliardo e Cláudio Ramos

O jogo ALL STARS teve presença de Heliardo e Cláudio Ramos que prontamente pegaram nos comandos e jogaram à bola. A equipa de eSports justificou a sua existência tendo vencido por 2-0 os seus colegas do relvado.  Os golos foram marcados por Bruno Monteiro e pela versão digital de Heliardo.

André Fernandes vs Ricardo Cruz no fundo João Velez jogava contra Francisco

André Fernandes e Ricardo Cruz travaram a 3ª partida da noite no jogo mais renheido onde Ricardo conseguiu vencer por 2-1.

No 4º e último jogo que assistimos João Velez voltou à carga e defrontou Francisco num jogo onde o team manager mostrou que mandava após uma vitória por 5-0.

 

Comentários

  1. Pingback: eSports: Os videojogos tomaram-se mainstream Portugal – com João Velez | DSport

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.