F1 in Schools – Gustavo Pereira Carmo – O concorrente de Viseu

Em F1 in Schools, Modalidades por AdminDeixe um comentário

O Gustavo tem sido concorrente da competição F1 in Schools desde o 10º ano de escolaridade. Um desafio multidisciplinar, o F1 in Schools para conceberem, projetarem, construirem, testarem e, posteriormente, correrem com miniaturas de automóveis construídos num bloco de resina e propulsionados com botijas de ar comprimido.

O desafio obriga a um domínio em várias áreas, nomeadamente de aerodinâmica, física, grafismo, competências de comunicação, nomeadamente em inglês, liderança, creatividade, desenvolvimento de marcas, competitividade e ambição, concentração e dinamismo em geral.

A competição passo a passo consiste em: Formar uma equipa de 3 a 6 elementos, escolher um nome para a equipa, e em conjunto decidirem as funções de cada um. Team Leader, Diretor de Recursos, Engenheiro de Produção, Engenheiro de Design e Designer Gráfico.

Preparar e criar estratégias quanto a um plano de negócios, orçamentos e procurar patrocínios. Usar o software da Autodesk para desenhar e projetar o carro para a competição seguindo as regras internacionais de construção e analisar a aerodinâmica através de coeficientes de atrito num túnel virtual.

O mesmo software (3D CAM) ajuda a delinear a melhor estratégia de maquinação para o carro. A aerodinâmica é depois testada em túneis de vento. Planear e estruturar o stand. É nele que é exposto todas as etapas do trabalho desenvolvido. Os carros são avaliados por um conjunto de elementos de um júri especializado que vai comprovar se cumpre todas as regras e regulamentos.

O júri de engenharia questiona sobre todas as decisões e estratégias tomadas na construção do carro e o seu design. Há uma apresentação de dez minutos de duração, baseado num portfolio documentando todo o trabalho em equipa, do carro e todos os aspetos a ele inerentes que é apresentado obrigatoriamente em inglês para o júri. Em ambas estas provas, o Gustavo tem em anos distintos arrecadado o primeiro lugar nas finais nacionais. Finalmente é a corrida propriamente dita, onde os diversos carros são testados e cuja velocidade é fundamental para um lugar no pódio final.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.