Markku Allén confirmado como piloto no Caramulo MotorsFestival

In Desporto Motorizado, Destaque, Modalidades by RedaçãoDeixe um comentário

Piloto finlandês estreia-se em Setembro no maior festival motorizado de Portugal 

 

Markku Alén, o piloto que detém o título de maior número de vitórias em estágios no Campeonato Mundial de Rali, acaba de confirmar a sua participação na XIV edição do Caramulo Motorfestival, o maior festival motorizado em Portugal, que decorre nos dias 6, 7 e 8 de Setembro.

O piloto finlandês que venceu por cinco vezes o Rali de Portugal vai marcar presença no festival e também na Rampa Histórica Michelin. Markku Alén estará ao volante pela Abarth, que celebra este ano o seu 70o aniversário, dividindo a sua participação entre um modelo recente da marca e um Fiat 131 Abarth, igual ao que pilotou no Rali de Portugal em 1975, para deleite dos visitantes e aficionados do desporto automóvel.

Para a organização do festival “a participação de Markku Alén no Caramulo Motorfestival tem um simbolismo enorme. A relação histórica do piloto finlandês com Portugal é muito forte, trata-se de uma personalidade que sempre foi muito seguida e admirada no nosso país. Contar com a sua presença no ano em que se assinalam os 40 anos da Rampa do Caramulo e os 70 anos da Abarth, marca pela qual correu no Rali de Portugal, torna a sua participação ainda mais especial”.

 

Sobre Markku Alén

Markku Alén começou a correr com apenas 17 anos, em provas internas, ao volante de um Renault R8 Gordini e rapidamente se tornou num dos melhores pilotos finlandeses. Cinco anos depois, em 1973, fez a sua estreia em provas do Mundial de Ralis, na prova de Mil Lagos, na Finlândia, ao volante de um Volvo 142.

Em 1974 iniciou uma longa ligação ao Grupo Fiat e passou a dispor de um competitivo Fiat 124 Abarth. Nesse ano deu nas vistas em diversas provas, nomeadamente no Rali de Portugal, prova na qual se viria a tornar um especialista. No ano seguinte venceu pela primeira vez em Portugal,passando a ser um dos pilotos mais apreciados pelo público nacional.

Esteve muito perto de se sagrar campeão do mundo em 1986, após vencer a última prova do mundial com um Lancia Delta S4. O título viria a ser entregue a Juha Kankkunen, após a FIA não ter aceitado o protesto que a equipa de Alén interpusera contra a Peugeot e Kankkunen por alegadas irregularidades. Nos anos seguintes conquistaria o terceiro e o segundo lugar, em 1987 e 1988, respectivamente. Ao longo da sua carreira venceu 19 ralis, cinco deles conquistados em solo português.

 

Sobre o Caramulo Motorfestival

Com entrada gratuita e visitado por mais de 35 mil pessoas, o Caramulo Motorfestival conta com mais de 40 sub-eventos no seu programa, entre eles a Rampa Histórica Michelin, o Passeio 200 Milhas, o Passeio Rota do Clássicos, a Colecção de Automóveis, Motociclos, Velocípedes e Miniaturas do Museu do Caramulo, a Feira de Automobilia & Gaming center, Air Show, concentrações de clubes, actividades lúdicas Outdoor, Pista Júnior, parques infantis de entretenimento, música ao vivo, entre outros.

O Caramulo Motorfestival é organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com o Automóvel Club de Portugal e conta com o apoio da Bentley, Castrol, Sagres 0.0%, Porsche, Carglass, Alfa Romeo, Martin Miller’s, Michelin, Strong Charon, Prio, Fidelidade, Ascendum, Alpine, Câmara Municipal de Tondela, Turismo do Centro, M80, RTP, Jornal dos Clássicos e Banco BPI.

 

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.