Académico de Viseu no Campeonato Nacional de Clubes

Em Natação por AdminDeixe um comentário

As equipas feminina e masculina do Académico de Viseu, deslocaram se a Leiria, onde foi disputado o Campeonato Nacional de Clubes.

As nadadoras Viseenses superaram as expectativas, e apesar de algumas contrariedades, alcançaram a manutenção de forma tranquila, o que é de louvar, pois todas as atletas eram estreantes nesta divisão. A média de idades apresentada pela turma Viseense era das mais baixas em competição.

No sector masculino o sabor não foi tão bom, tendo descido da segunda divisão, por apenas 23 pontos, levando em linha de conta o valor da vitória por prova(25 pontos), a manutenção podia ter sido uma realidade, embora o desfecho estivesse já nas contas dos responsáveis Academistas. O sector masculino encontra-se num período de reestruturação. Tal como aconteceu no sector feminino há dois anos,  reerguendo-se, a equipa masculina está a atravessar esse período. Humberto Fonseca afirma que “é uma situação normal, uma vez que a longevidade dos atletas em Viseu é bastante curta, têm quase sempre de mudar de cidade para continuar a sua vida académica. Como os nossos resultados são sempre alcançados com atletas que formamos, há que aguardar um novo ciclo”. Ainda sobre a formação de novos nadadores o responsável Academista afirmava “o recrutamento de novos atletas tem sido muito difícil, há muitas limitações uma vez que não temos uma escola de formação, essa realidade tem estrangulado a massificação dos nossos resultados, é muito difícil, no entanto essa dificuldade não será um entrave ao desenvolvimento do nosso trabalho.“

Os Viseenses levaram a Leiria Joana Cardeal, Lara Carrilho, Beatriz Cunha, Beatriz Correia, Beatriz Cardeal, Francisca Gonçalves, André Moura, Pedro Garcia, João Teixeira, Filipe Cunha, Ricardo Machado e Miguel Lopes.

Os destaques vão para os estreantes, ou na divisão em que faziam a estreia, ou mesmo em Nacionais de Clubes, como era o caso de Miguel Lopes e Ricardo Machado. Estes dois nadadores nadaram todas as suas provas no limite, contando por records pessoais todas as provas disputadas. No sector feminino, Lara Carrilho foi quem somou o mesmo registo, com os seus melhores tempos de sempre em tudo o que nadou.

Joana Cardeal esteve num plano elevado, com marcas fantásticas nos 200 e 400 Estilos, com 2,23,08s e 5,01,62, respectivamente. Francisca Gonçalves nadou no seu melhor de sempre na prova de 200 Costas, e ajudou a carimbar grandes resultados nas provas de estafeta.

Ricardo Machado, Beatriz Cardeal e Beatriz Correia, nadaram este Nacional, em idade ainda de Juvenil, conseguindo marcas para estarem presentes no Zonal, que se disputará, este ano, em Bragança.

No próximo fim de semana disputar-se-á o Nacional de Juniores e Seniores, na cidade do Porto, onde o Académico estará representado, nos dias 8, 9 e 10.

Deixe um comentário