Odivelas volta a receber a IKF Korfball Europa Shield

In Modalidades by RedaçãoDeixe um comentário

A IKF Korfball Europa Shield – Taça dos Clubes Vice-Campeões Europeus de Corfebol é considerada uma das mais conceituadas provas europeias de clubes. Esta edição vai realizar-se de 26 a 28 de Janeiro/2018 no Pavilhão Multiusos de Odivelas contando mais uma vez com o apoio da Câmara Municipal de Odivelas.

A Federação Internacional de Corfebol entregou a Portugal, por dois anos consecutivos, a missão de organizar este importante evento, tendo a Federação Portuguesa de Corfebol juntamente com o Grupo Desportivo dos Bons Dias, assumido a responsabilidade de preparação de todas as actividades.

Nesta fase final participarão 8 equipas de Corfebol, oriundas de vários países da Europa, são elas:

História

A criação da IKF Europa Shield foi inicialmente incentivada pela Associação Britânica de Corfebol com o objectivo de dar aos jogadores dos países da Europa de categoria B (todos os países excepto a Holanda e a Bélgica) experiência internacional.

Na primeira edição em 2001, foi previsto que participariam as equipas que terminassem em 2o e 3o lugares nas competições na Inglaterra, Alemanha, República Checa e Portugal. Nesse ano, apenas três semanas antes do evento ocorreram os ataques de 11 de Setembro, tendo levado a que algumas das equipas inscritas tivessem cancelado os voos, como foi o caso das equipas portuguesas.

O evento seguinte realizou-se na Alemanha e posteriormente na República Checa. Entretanto, a Hungria foi também convidada a participar com uma equipa, tendo sido inclusivamente anfitriã de futuras edições tal como a Catalunha/Espanha.

A IKF Europa Shield foi inicialmente realizada em Outubro, no entanto, devido a eventos nacionais realizados nesse período, foi mudada para Janeiro, logo após a IKF Europa Cup (competição concebida para os campeões da Europa).

Tendo obtido grande sucesso, o evento foi assumido pela International Korfball Federation, passando a ser um evento oficial. O objectivo inicial desta competição foi o de ajudar os jogadores a ganhar experiência internacional, contando agora com a participação de mais países, tendo o país anfitrião o direito de incluir duas
equipas na competição.

Algumas equipas da Polónia e da Turquia foram também convidadas a preencher vagas em torneios passados, no entanto, o apuramento para a competição foi já reafirmado – os países apurados devem classificar-se no top 10 da Europa (sem contar com a Holanda e com a Bélgica) e realizar uma competição nacional com pelo menos 5 jornadas durante mais de cinco anos. Se houver vagas na IKF Europa Shield, o melhor país classificado no evento anterior pode inscrever uma 2ª equipa no torneio.

As equipas portuguesas começaram também a participar, como previsto inicialmente, e o evento tornou-se mais forte. O facto das equipas dos dois países mais fortes da Europa (Holanda e Bélgica) não participarem nesta competição torna os jogos muito mais renhidos, sendo que, muitos são decididos por um ou dois pontos de diferença, ou mesmo em golo de ouro.

Os vencedores das competições mais recentes foram:

Este ano o calendário de jogos é o seguinte:

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.