Milhares nas florestas portuguesas a praticar Orientação

Em Orientação por Miguel Nóbrega

Começa já amanhã uma sequência de três eventos em três fins de semana consecutivos, que levarão às florestas e terras portuguesas milhares de atletas de orientação provenientes de toda a parte do mundo. Milhares de atletas estrangeiros escolhem Portugal como destino para preparar a temporada de orientação, numa espécie de pré-época de orientação. A sua vinda resulta num grande impacto económico e turístico para as diversas regiões, já que estes se instalam durante uma ou mais semanas, percorrendo diversas zonas com excelentes condições para a prática da Orientação. O distrito de Viseu é uma dessas zonas, distinguindo-se pelas suas florestas únicas com uma riqueza enorme em termos de qualidade técnica.

Os três grandes eventos: BLOM, POM e ABOM

O primeiro evento tem lugar em Coimbra, com o Beira Litoral O’Meeting já nos dias 18 e 19 de fevereiro. Com uma organização do ADM-Ori Mondego, a cidade dos estudantes receberá um sprint WRE (World Ranking Eent) e uma distância média no sábado dia 18. Uma cidade com uma beleza e características únicas, que criará múltiplos desafios técnicos e físicos aos atletas. Já no domingo, um novo mapa na zona de Cernache receberá uma distância média de floresta (também WRE).

Apenas 5 dias de depois, inicia-se aquele que é o maior evento de orientação em portugal, o Portugal O’meeting. Quatro dias de orientação, num total de 6 etapas é o que está reservado aos mais de 2000 atletas inscritos. Este ano com organização do GD4Caminhos , o evento desenrola-se em terras norte alentejanas, nomeadamente Crato, Alter do Chão e Portalegre. Em resumo, serão duas distâncias médias, duas distâncias longas, um sprint noturno e uma etapa de orientação de precisão. Este é o típico Carnaval de muitos atletas, que encontram na orientação uma forma de passar um Carnaval diferente, conciliando o desporto com muita diversão inerente ao grande convívio existente.

Por último, e apenas 3 dias depois, inicia-se em Aguiar da Beira, distrito de Viseu, mais um fim de semana de orientação. O Aguiar da Beira O’meeting, também ele a contar para o ranking mundial da modalidade receberá mais 3 etapas, uma distância média e sprint no sábado, e uma distância longa no domingo. Com uma organização do Ori-Estarreja, a qualidade técnica dos terrenos está assegurada, aliás como em todos os eventos.

Realçar ainda que os eventos contarão também para o ranking da Taça de Portugal Vitalis de Orientação Pedestre, calendário principal da Federação Portuguesa de Orientação.

Ainda são aceites inscrições para escalões abertos, escalões específicos para quem quer dar os primeiros passos na modalidade ou apenas quer dar um passeio com a família ou amigos. Contacta as referidas organizações se estiveres interessado.

Próximos eventos de Orientação Pedestre

Com um ano de antecedência, já estão definidos os três eventos que receberam as provas a contar para o ranking mundial da orientação pedestre em 2018. Nos dias 3 e 4 de fevereiro de 2018, Satão recebe o III Meeting de Orientação Dão Lafões – WRE 2018, numa organização do Clube de Orientação de Viseu – Natura. De 10 a 13 de fevereiro, a Associação de Deficientes das Forças Armadas (ADFA) organiza em Évora/Portel, o Portugal O’meeting 2018. Já nos dias 17 e 18 de fevereiro, o Clube de Orientação do Centro organizará o Penamacor Internacional Orienteering Meeting.

De referir que o Clube de Orientação de Viseu – Natura marcará presença nos próximos eventos com diversos atletas a representar da melhor maneira a cidade de Viseu.

Acompanhem no site da Federação Portuguesa de Orientação , no site do Clube de Orientação de Viseu – Natura ou no facebook.