Como pescar no mar – A pesca requer paciência e habilidade

In Pesca by RedaçãoDeixe um comentário

A primeira pergunta que todos fazemos quando iniciamos uma actividade, é como se pratica?

Na pesca Lúdica e Desportiva de Mar não é excepção, e para isso temos que nos informar do que é necessário em termos de materiais e equipamentos, onde se pratica e que técnicas são usadas nas várias modalidades e estilos.

Se você gostaria de aprender a pescar de uma forma fácil e simples, no Portal Pesca Lúdica (PPL) vamos ajudá-lo com vários guias passo a passo como pescar e a conhecer o mundo emocionante da pesca lúdica e desportiva, mas não sabe por onde começar ?

Se quer aprender a dominar a arte de pescar no mar, deve conhecer todas as modalidade e as respectivas técnicas e os seus segredos escondidos, mas não se assuste pois não é assim tão complicado, a pesca é um desporto adequado a todas as idades, que pode ser praticado em família, com os amigos ou sozinho.

Aqui no PPL poderá encontrar as melhores dicas, técnicas, materiais, truques e segredos sobre como pescar correctamente em segurança e diversão, nas várias modalidades e estilos de Pesca de Mar:

Modalidades e Estilos de Pesca de Mar, Guias como Pescar…
Pesca à Bóia
Pesca de Barco (Embarcada) Fundeado / Jigging / Big Game
Pesca de Corrico Spinning / Buldo
Pesca ao Fundo Surfcasting / Rockfishing
Pesca Ligeira Chumbadinha / Tento / LRF
Pesca de Kayak
Pesca Submarina Mergulho

Estas são talvez as modalidades e estilos de pesca mais comuns e representativas que podemos encontrar no vastíssimo mundo da pesca sendo surpreendente a grande quantidade e variedade de tipos de pesca que podem ser praticados, a escolha de um um tipo de pesca depende principalmente das espécies de peixes que queremos capturar e do material de pesca que vamos usar, quantos mais estilos e técnicas de pesca conhecermos sejam de mar ou água doce nos tornará um pescador melhor de forma a nos proporcionar boas capturas usando qualquer um dos estilos de pesca com cana.

Depois de escolher uma modalidade e estilo de pesca, lembre-se que primeiro é preciso aprender a fazer o lançamento.

Em primeiro lugar, damos-lhe algumas dicas e noções básicas para que você possa começar a praticar a pesca o mais rápido possível e com todas as garantias de sucesso e de uma forma correta, para que, quando atingir um nível superior, possamos continuar avançando juntos neste desporto maravilhoso, em contacto com a natureza, está pronto? Já decidiu a modalidade e o estilo de pesca que vai praticar após ler os nossos guias como pescar…

O primeiro passo depois de estar informar e ter o material essencial e estar preparado para dar os primeiros passos na pesca é adquirir a sua licença de pesca lúdica, pode obter mais informações em Informações » Legislação Pesca Ludica.

De seguida devemos escolher um local adequado para treinar a técnica de lançamento, se não conhecemos um bom local, nada melhor que pedir ajuda a amigos pescadores ou numa loja que nos indiquem os locais mais adequados para iniciar a prática da pesca, nos nossos primeiros dias de pesca devemos ter uma dose extra de paciência, pois passaremos várias horas sem sentir uma picadela na cana, a menos que tenhamos a sorte de iniciante, mas não desanime a pesca é mesmo assim até mesmo para pescadores mais experientes .

As espécies mais comuns e procuradas na pesca de mar nas várias modalidades e estilos na costa portuguesa são:

Espécies de peixes de mar, Guias como Pescar…
Dourada Robalo
Sargo Baila
Safia Ferreira
Cavala Linguado
Pargo Bica
Corvina Lula
Choco Carapau

Para começar a aprender a pescar em zonas costeiras ou em pleno oceano , os primeiros passos são semelhantes, mas seja cuidadoso porque mesmo nas margens e em zonas rochosas ou falésias podem ser mais perigosas que as águas dos rios ou barragens, nunca vire as costas ao mar, pesque sempre em segurança.

Dependendo da zona do país onde vai pescar, a sabedoria local pode nos ajudar muito no sucesso das nossas jornadas, a variedade de peixes na costa é enorme e não é fácil ter o domínio de cada uma das espécies que habitam numa determinada zona, esse conhecimento só o adquiriremos ao longo dos anos de experiência, mas devemos observar e trocar impressões com pescadores locais ou nas lojas da especialidade que nos podem ajudar a saber que tipo de iscos devemos usar, que espécies de peixes são mais comuns e que pesqueiros recomendam para que a nossa jornada tenha mais sucesso.

Pesque sempre de uma forma sustentável, cumprindo com as regulamentações em vigor no que respeita ao numero de capturas/peso, tamanhos e espécies protegidas, se possível capture e liberte, este deve ser um compromisso de todos os pescadores tal como também devemos proteger  e conservar o meio ambiente e a fauna que nos proporcionam a prática deste desporto que adoramos praticar, e todos devemos e podemos fazer parte da solução para uma pesca melhor, assim como somos parte do problema.

Seja um pescador responsável e defenda uma pesca lúdica e desportiva sustentável e respeitada, a partilha e a consciencialização entre todos os pescadores é essencial, pois juntos faremos uma pesca melhor! Bons lances e Boas capturas!

Fonte: Pesca Lúdica

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.