Rally de Portugal- Nuno Ribeiro concretizar de um sonho

In Desporto Motorizado, Modalidades, Rally by RedaçãoO comentário de 1

Partida simbolica em Coimbra
Ciente das dificuldades que ia encontrar cedo iniciei a minha preparação para este evento. A preparação física é fundamental quando temos de enfrentar longas e duras especiais e ainda para mais com o calor que se fez sentir.
A prova em si não começou da melhor forma, um set-up menos conseguido condicionou o nosso andamento na primeira secção onde reencontrávamos os míticos troços de Arganil. Não baixamos os braços e alteramos o set-up para a secção da tarde, mas logo no início do primeiro troço era a vez de um furo nos relembrar que estávamos numa prova do mundial, nos troços onde já tinham passado os todo-poderosos World Rally Cars (Wrc’s para os amigos) e as armadilhas espreitariam a qualquer instante.
E assim aconteceu no troço seguinte, Góis 2, onde depois de muita pedra enfrentar ser a vez da direção assistida do nosso pequeno 208 dizer que não aguentava mais a cerca de 5km do final do troço. Ainda chegamos ao final onde tentamos reparar mas não era possível com os meios ao nosso dispor e uma pequena fuga de óleo fazia com que o comissário técnico não nos deixasse dali sair enquanto não o resolvêssemos. Felizmente conseguimos estancar essa fuga e seguir, atrasados, para o troço seguinte, Arganil 2, que havia sido anulado.

Góis a mostrar toda a sua dureza (foto: CM Góis)
Penalizamos na entrada desse troço e seguimos para a looonga ligação até à Super-especial de Lousada (mais de 200km), tentando decidir se era ou não possível continuar. Graças à resiliência do Hugo, e dos seus conhecimentos de mecânica lá fomos e disputamos a mítica Lousada, sozinhos, e no ritmo que nos foi possível.
Um muito obrigado ao público que aquela hora ainda estava presente e que muita força nos deu!
Sábado era um novo dia. O campeonato Nacional de Ralis terminava a meio do dia e apenas três troços nos separavam de um bom resultado para as contas do Campeonato Nacional de 2 rodas motrizes!
Já com direção assistida de volta ao carro íamos apontados em disfrutar e divertir-no-nos, com as cautelas necessárias para chegar ao final da prova. Faltavam apenas 80km de especiais, incluindo Amarante e os seus 37km ao cronômetro!
No entanto o Peugeot tinha outros planos, e logo na ligação voltou a dizer que não iríamos dispor de direção assistida. Parece um problema menor, mas quem já guiou um carro com direção assistida avariada sabe bem da dificuldade de o controlar, imaginem em ritmo de competição e em terra. O Hugo fez uso da sua preparação física e lá fomos nós, como pudemos!
Durante esta manhã fiz um pouco de tudo. Além de controlar a carta e dar notas, como normal, fiz as ligações a conduzir para permitir que o Hugo descansasse os braços e ainda auxiliei em algumas passagens de caixa e no uso do travão de mão, pois as mãos do Hugo estavam mais que ocupadas no volante a tentar manter-nos na estrada!
Não fosse isto o bastante e ainda tivemos de parar em pleno troço de Cabeceiras para trocar um pneu furado, em apenas 1m20s!!!
Alucinantes estes três troços, para nunca mais esquecer!
No final, até à chegada à Exponor fomos de coração nas mãos a pensar o que mais nos iria acontecer.
Felizmente nada mais aconteceu e terminamos a nossa prova num honroso 2° lugar do Campeonato de Portugal de Ralis das 2rm, e ficamos com histórias para contar para o resto das nossas vidas!

Comentários

  1. Sem dúvida alguma que vocês foram e são uns Campeões independentemente do carinho que me liga a vocês a onde estive foi sempre bom ver-vos passar e a descer o troço de Góis na já na descida para o Colmial foi uma coisa louca até fiquei arrepiado de emoção ao ver a volecidade com que o fizeram uuuffff…..
    Qual WRC ou R5 foi muito melhor sem dúvida a comparar o vosso carro com esses carros de grande potência vocês andaram a cima da média.
    Os meus Parabéns vocês são sem dúvida alguma uns Campeões mesmo com essas adversidades todas.
    Fica tudo isso nas vossas recordações e nas vossas memórias, e na minha também.
    Um Grande Abraço RALLYSTICO para toda a Equipa AMSPORT.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.