Troféu António Pratas – Crónica dos Jogos do fim de semana da AAC/Efapel

In Basquetebol by RedaçãoDeixe um comentário

A equipa da AAC/Efapel deslocou-se ao mítico Parque das Camélias para defrontar o SC Vasco da Gama, em jogo a contar para as meias finais do Troféu António Pratas. Conscientes do grau de dificuldade do jogo e avisados da qualidade do adversário, os estudantes entraram algo apáticos permitindo segundos lançamentos, fruto de ressaltos ofensivos do Vasco da Gama, e do maior acerto do seu adversário nos lançamentos de longa distância (3pts). O segundo período revelou uma Académica mais forte na exploração de algumas situações de ataque em que tinha vantagem de estatura, com destaque para a exibição de George Egorov (17 pts). No início do 3º período, os estudantes venciam por 46-48, e o equilíbrio foi a nota dominante. Mais uma vez George Egorov foi determinante com 13 pts marcados e permitindo que a AAC/EFAPEL mantive-se a liderança do marcador. O último período foi muito equilibrado e emocionante, com a Académica a gerir superiormente cada posse de bola e vencendo justamente o Vasco da Gama por 75-78.

No domingo, na Final do Troféu António Pratas, defrontaram-se os vencedores da Zona Norte – AAC/EFAPEL e da Zona Sul – Barreirense. Começou melhor a Académica, evidenciando maior eficácia nos seus ataques, o que lhe permitiu chegar a uma vantagem de 6 pts (13-7). O treinador do Barreirense solicitou minuto de desconto e a sua equipa correspondeu a essa interrupção com uma resposta de maior acerto defensivo, provocando alguns turnovers aos estudantes. À entrada para o segundo período, a AAC/EFAPEL perdia por 15-17. O jogo manteve-se bastante equilibrado, com os estudantes a reagirem perto do final da primeira parte e a colocarem o marcador em 35-36. O intervalo foi fundamental para a Académica corrigir situações defensivas e encontrar soluções ofensivas mais ajustadas ao seu adversário. Nesta fase do jogo, destaque para Krassimir Pereira com 10 pts, como elemento mais influente da Académica. À entrada para o último período, a AAC/EFAPEL vencia por 58-52. Foi então que o jogo exterior dos estudantes se revelou determinante, com Kratsov e Egorov a concretizarem 4 triplos que permitiram uma vantagem de 14 pts, gerida até final, culminando numa vitória justa para os estudantes. Destaque para as exibições de George Egorov (32 pts), Malcolm Richardson (14 pts, 8 ressaltos e 6 assistências), Krassimir Pereira (12 pts e 15 ressaltos) e Alexander Kravtsov (14 pts). A AAC/EFAPEL conquista esta competição pelo segundo ano consecutivo!

Mensagem do presidente:

“Esta taça é de todos os que contribuíram para o sucesso da Secção:

Os atletas que se têm comportado como profissionais, não o sendo.

Os sócios, na sua maioria pais dos atletas da formação, estando presentes com o seu incrível apoio, junto dos seus filhos.

Os também pais que se atreveram a esta tarefa de gerir a Secção com tão pouco tempo para preparar a época, sem prejudicar o que realmente nos move, que é formar atletas que dignifiquem a Académica.

Os nossos mecenas e patrocinadores, que nos deram a ajuda que nos faltava para elevar a equipa a uma qualidade que de outra forma não seria possível.

Por último, mas muito importante, nada disto seria possível sem a dedicação e competência do Ivo Rego e a sua equipa, que demonstrou a todos a sua tremenda capacidade de liderança e técnica, como ontem ficou patente na forma como orientou a equipa para esta Vitória, que até um furacão teve que vencer…

Para mim foi uma experiência inesquecível e inigualável e só posso prometer não baixar a guarda com outros ventos e marés, porque a ProLiga ainda nem começou e não deixaremos que este troféu nos distraia dos nossos objetivos para época, seja dos Seniores, que são o orgulho e exemplo para os nossos atletas da Formação, quer para o trabalho que neste campo teremos que desenvolver nos próximos tempos.

Obrigado a todos e espero que todos os academistas e a cidade nos apoie em todos os jogos, porque está equipa merece!

Viva a ACADEMICA!

João Frazao

Presidente da Direção”

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.