A sessão de apresentação do livro: Educar o sonho: ética e envolvimento parental na prática desportiva, da autoria de Vítor Santos, decorreu no passado dia 26 de fevereiro no IPDJ de Viseu.

Manuel Cajuda, João Paulo Rebelo, António Figueiredo, Vítor Santos e João Luís Esteves
Um momento vivido com espirito desportivo pelos presentes e que escutaram atentamente as palavras do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Dr. João Paulo Rebelo e dos restantes membros que completaram o painel de oradores: Manuel Cajuda, João Luís Esteves, António Figueiredo e do próprio autor Vitor Santos.
A obra que promove a ética e os valores do desporto visa fundamentalmente a participação dos pais na prática desportiva dos filhos. Vítor Santos tem um percurso ligado ao desporto e foi distinguido nos últimos anos pelo Plano Nacional de Ética Desportiva.

António Loureiro,José Alberto Ferreira, Cristina Brasette e Catarina Durão
“Educar o sonho: ética e envolvimento parental na prática desportiva” transporta-nos para uma reflexão provocadora do triângulo do desporto de formação: o atleta, os pais e o clube/treinador. A importância dos pais, a gestão das expetativas destes para com os seus filhos, a formação de treinadores e dirigentes são a chave para o sucesso de um desporto de formação com valores. Enquanto assim não é estamos a formar hooligans desportivos que vão revelar-se através de atos e/ou palavras.
Importa referir que o livro não se limita a tocar em aspetos menos positivos do comportamento de Pais e Treinadores, ele promove, concomitantemente, a profilaxia destes comportamentos acendendo luzes orientadoras para este difícil processo de formação através do Desporto. Os insucessos são sempre referidos como incompetência e servem para «chacota». As redes sociais são eco de clubites exacerbadas e de falta de cultura desportiva mesmo por aqueles que têm prática desportiva. Algo falhou nessa prática!

Vítor Santor, João Paulo Rebelo e Catarina Durão
Fará sentido em Portugal falar de interioridade? Fica um manifesto, de certa forma político, na abordagem da desertificação e a falta de recursos como aspetos limitativos do desenvolvimento desportivo fora dos grandes centros urbanos. O momento de crispação em que vive o futebol português é muito por falta de cultura desportiva.

Vítor Santos
O livro contém ainda um caderno pedagógico sobre a participação dos pais na prática desportiva. Uma obra de leitura obrigatória para todos os que intervêm, direta ou indiretamente, no processo de formação de futuros Homens através do Desporto.