Invictus Viseu a Bandeira da Ética

In Modalidades by RedaçãoDeixe um comentário

 

Invictus Viseu

Primeira associação/clube do Distrito de Viseu a ser distinguida no âmbito da promoção dos valores éticos através do desporto

A Associação Invictus Viseu recebeu, no passado sábado, a distinção da Bandeira da Ética pelo Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED) do Instituto Português do Desporto e Juventude, representado pela Diretora Regional do Centro do IPDJ, Dra. Catarina Durão.

A Invictus Viseu é a primeira associação/clube do Distrito de Viseu a ser distinguida pelos seus valores Éticos no Desporto e pelo Desporto.

O nosso bem-haja, sentimos um enorme orgulho e valorização do nosso trabalho distinguido ao mais alto nível. Por outro lado, a nossa responsabilidade para fazer mais e melhor fica fortalecida“.

BANDEIRA DA ÉTICA

Trata-se um processo de certificação dos valores éticos no desporto, promovido pelo Plano Nacional de Ética no Desporto do IPDJ, dirigido a clubes, escolas, projectos ou qualquer outro tipo de iniciativas e entidades que queiram ver reconhecido e certificado o seu trabalho no âmbito da promoção dos valores éticos através do desporto. Pretende-se igualmente através deste projecto implementar um processo que identifique e promova boas práticas, garantindo ao mesmo tempo uma metodologia flexível e útil para todo o tipo de agentes. Todo o processo assenta numa plataforma tecnológica que visa ser uma comunidade de registo e partilha de boas práticas. O processo divide-se em duas fases distintas, embora complementares.

A primeira fase de certificação refere-se ao próprio processo de obtenção da acreditação, mediante o acesso à plataforma online “Bandeira da Ética”.

Numa segunda fase, de pós-certificação, as entidades verão as suas iniciativas e projetos integrados num repositório online de boas práticas de ética no desporto, fazendo parte de uma comunidade de instituições comprometidas com esta dimensão desportiva e, aquelas certificadas, poderão utilizar o selo de qualidade Bandeira da Ética em todos os seus processos de comunicação interna e externa.

A certificação pode ser feita através de um selo (uma iniciativa), ou por uma bandeira física quando o projeto ou iniciativa é robusta. Até ao momento houve 16 certificações de entidades ou projetos.

Mais informações: Plataforma: www.bandeiradaetica.pt

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.