Viseu recebe encontro nacional do programa TAG Rugby na Escola

In Competições, Rugby by RedaçãoDeixe um comentário

O Estádio 1.º de Maio, no Parque Desportivo de Fontelo, em Viseu, recebe esta quinta-feira o encontro nacional do programa “TAG Rugby nas Escolas”, desenvolvido em parceira entre o Desporto Escolar e a Federação Portuguesa de Rugby, com apoio da World Rugby através do seu programa de desenvolvimento global da modalidade “Get into Rugby”.

O Tag Rugby, onde o gesto técnico da placagem é substituído pela ação de retirar uma fita ao portador da bola, tem sido introduzido no currículo da disciplina de Educação Física das escolas portuguesas através deste programa onde a estratégia passa por motivar atletas de todas as idades a experimentar, jogar e fidelizarem-se no rugby através das escolas e dos clubes.
Os programas “Tag Rugby nas Escolas” e “Get into Rugby” promovem os valores do rugby e asseguram que todas as crianças e jovens experimentam a modalidade em segurança e através de uma abordagem pedagógica.

Este encontro é o culminar de 11 torneios inter-escolas realizados por todo o país, desde Arcos de Valdevez até Loulé, onde estiveram envolvidos mais de 2500 alunos em representação de 110 escolas. Nestes encontros houve o envolvimento das autarquias, da estrutura do desporto escolar local e principalmente dos clubes, que cederam as suas instalações e participaram ativamente na organização dos torneios, sendo de destacar o envolvimento no programa de CRAV, RC Lousã, RC Santarém, Belas RC, RV da Moita, Borba RC e RC de Loulé, que ajudaram a “semear uma bola de rugby em cada escola”, o lema do programa.

Esta é já a décima edição do “TAG Rugby nas Escolas”, que, segundo referiu Rui Luzio, coordenador da Região Centro no Rugby Escolar, pretende “que as escolas envolvidas nos encontros se interessem pela modalidade e se inscrevam no ano letivo seguinte no programa de Grupos-Equipa, rugby formal dentro da escola jogado entre escolas em encontros regionais”.

 

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.