Viseu recebeu 600 alunos na festa final de TAG Rugby na escola

In Competições, Rugby by RedaçãoDeixe um comentário

O Estádio 1.º de Maio, no Parque Desportivo de Fontelo, em Viseu, recebeu na passada semana cerca de 600 alunos para o encontro nacional do programa “TAG Rugby nas Escolas”, desenvolvido em parceira entre o Desporto Escolar e a Federação Portuguesa de Rugby, com apoio da World Rugby através do seu programa de desenvolvimento global da modalidade “Get into Rugby”.

Pelo 10º ano consecutivo “o rugby chegou a muitas regiões, escolas, professores e alunos que de outra forma não teriam esta experiência e envolvência com a modalidade” referiu Henrique Garcia, coordenador nacional, sobre o culminar de mais um ano do projeto e acerca o evento que contou com a presença de 58 professores, 81 equipas provenientes de 35 escolas e agrupamentos escolares oriundas do Norte, Centro e Sul do País, emcolaboração com 60 voluntários de duas escolas de ensino profissional: Escola Secundária de Tondela e Escola Secundaria de Barcelos.

Sofia Sampaio, umas das professoras presentes no encontro mostrou-se muito satisfeita com a organização, arbitragem e bom ambiente da festa final: “É muito gratificante também assistir o quanto evoluem os alunos em Encontros como estes no domínio da modalidade e no Fair-Play”.

Henrique Garcia destacou ainda a presença das escolas das regiões do interior do país e “de regiões onde o rugby não tem clubes”. Revelando que “este projeto permite que muitas crianças e jovens possam experimentar a nossa modalidade de uma forma segura, saudável e principalmente num ambiente de grande alegria e entusiasmo. O rugby está cada vez mais presente no meio escolar através do TAG Rugby, os professores de educação física estão cada vez mais aptos a lecionar o rugby, e demonstram um forte compromisso com o projeto. Alguns dos professores presentes marcaram presença nas dez edições do encontro nacional de TAG Rugby. A ligação do rugby ao Desporto Escolar é cada vez mais sólida e deverá manter esta consistência nos próximos anos, pois a competição com outras modalidades é cada vez mais forte e outros projetos válidos estão a ser apresentados por outras federações que também despertam muito interesse por parte dos alunos. É por isso fundamental que o rugby consiga contagiar e entusiasmar mais alunos e mais professores de forma a garantir que a modalidade seja praticada pelo menos uma vez na vida por todas as crianças e jovens que frequentam as escolas Portuguesas. Esta é sem dúvida uma das grandes ambições deste projeto fazer com que o rugby seja uma modalidade que todos possam conhecer e praticar”.

 

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.